A fórmula de disputa do Campeonato Pernambucano de 2025 foi definida nesta quarta-feira (23), durante o Conselho Técnico da competição, realizado no auditório da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Representantes dos clubes e a FPF decidiram manter o formato utilizado em 2024, que contará com 10 times e 14 datas ao longo do torneio.
No sistema de disputa, as equipes se enfrentam em turno único. Ao final da primeira fase, os dois primeiros colocados garantem vaga direta nas semifinais, enquanto os times que ficarem entre o 3º e o 6º lugar disputarão as quartas de final em cruzamento olímpico (3º x 6º e 4º x 5º), com partidas eliminatórias em jogo único. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2.
As semifinais e a final serão realizadas em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha na primeira fase enfrentará o vencedor do confronto entre o 4º e o 5º colocado, enquanto o 2º colocado jogará contra quem sair vitorioso do duelo entre o 3º e o 6º colocado. Os vencedores das semifinais se enfrentarão na grande decisão, sem vantagem para o time de melhor campanha. Quem vencer a final, leva o título do Campeonato Pernambucano 2025.
Um ponto importante discutido no Conselho Técnico foi a adaptação ao calendário de 2025, que inclui também a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil no início da temporada. Ficou decidido que, diante da sobrecarga de jogos, os clubes podem realizar partidas com intervalo de até 48 horas, ou mesmo 24 horas, desde que haja uma troca completa dos jogadores do time titular.
Essa medida visa otimizar o calendário, permitindo que as equipes conciliem a participação nas diversas competições, sem comprometer o rendimento dos atletas.
O formato do Campeonato Pernambucano vai mudar?
Para o Campeonato Pernambucano 2025, o formato não mudará. Vai seguir da mesma forma que foi em 2024. Porém, a partir de 2026, a competição terá apenas 12 datas, diferentemente das 14 datas que terá até o próximo ano.
A FPF tem a ideia de fazer a competição com 26 clubes, unificando as Séries A1, A2 e A3 para a disputa da 1ª fase, enquanto que os quatro melhores ranqueados na CBF (Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz), entrariam só na segunda fase, contra os quatro melhores da 1ª fase.
Porém, é preciso que haja a aprovação por maioria dos clubes no Conselho Técnico do Campeonato Pernambucano 2026, que será realizado no fim do ano que vem.
Comments