Alvarez & Marsal foi apresentada nesta terça-feira (08), no auditório do Arruda
O Santa Cruz apresentou de maneira oficial, nesta terça-feira (08), no auditório do Arruda, a Alvarez & Marsal, empresa que fará a assessoria do clube durante todo processo de formalização do clube em SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Para Bruno Rodrigues, presidente do clube, essa é a primeira etapa do clube nesse trâmite.
"Apresentamos a Alvarez & Marsal, empresa que decidimos contratar, para assessorar a implementação da SAF, ou seja, a constituição, o diagnóstico e a captação. Para, então, formalizar e efetivar a sonhada iniciativa", declarou o presidente.
Representando a empresa americana, que está há 20 anos no Brasil, Gabriel Souza detalhou o passo a passo do que será feito no Santa Cruz. Segundo as partes, o contrato durará 90 dias e foi assinado no último dia 30/09.
“O projeto está dividido em duas partes. A Fase 1, de até 90 dias, a gente vai construir um plano de negócios, entendendo como seria o modelo da SAF do Santa Cruz, pensando na transferência do negócio para uma empresa nova", iniciou.
"Paralelamente, vamos buscar entender qual a melhor estrutura e o tipo de investidor que se adequa para o futuro que o clube almeja. Tendo sucesso nessa análise, seguiremos todos os ritos previstos pelo estatuto e traremos investidores. Importante dizer que não chegamos com um grupo de investidores já definidos, vamos ainda construir o modelo que cabe ao clube".
Ainda segundo Souza, na fase seguinte, aí, sim, ocorrerá a transição do projeto. "Tendo tudo isso, entramos na Fase 2, que é a implementação e transição do Santa Cruz à associação SAF, que é o nosso projeto", contou o representante, que revelou que irá depender do clube e dos investidores se a empresa continuará prestando serviços após a venda.
Buscando produzir um processo com transparência, as partes afirmaram que outros pronunciamentos oficiais serão realizados ao longo desses 90 dias. Diante disso, Gabriel Souza afirmou que demonstrará aos torcedores a evolução dos pontos que vão ser envolvidos na negociação da SAF.
"Vamos demonstrar o que a gente vai transferir para o futebol, quanto de investimento que a gente necessita para retornar às primeiras divisões no campeonato nacional. A gente tem que construir essa história e junto ao investidor, toda uma análise com compromisso de investimento em estrutura"
"Quando eu falo de SAF, não posso falar apenas de atletas, tenho que pensar em estrutura, centro de treinamento, estádio, isso tudo tem que fazer parte do estudo e enquanto formos avançando, vamos comunicar com o torcedor", afirmou o representante.
Por sua vez, Bruno Rodrigues reiterou sua vontade de que o patrimônio do clube não seja envolvido, com a SAF tomando conta do futebol profissional, de base e feminino. "Nosso desejo da diretoria é fazer um modelo que o patrimônio seja posto à parte. Esse diagnóstico é para justamente que o clube tenha todas as informações possíveis e construir um negócio factível", declarou.
Experiência
Há 40 anos, a Alvarez & Marsal acumula experiência no gerenciamento de recuperação e melhoria de desempenho de várias empresas. A empresa desembarcou no Brasil em 2004, em São Paulo, abrindo o primeiro escritório.
Desde a implementação da lei da SAF, em 2021, a companhia tem uma área específica para esportes e entretenimento e possui em seu portfólio, outros grandes clubes. “Há quatro anos temos uma área específica para esportes. Tivemos parcerias com o Cruzeiro, Coritiba, Figueirense, Corinthians e agora estamos começando aqui", contou o Gabriel Souza.
Comments