O Santa Cruz viajou do inferno ao céu para vencer o Afogados da Ingazeira pela 8ª rodada do Estadual. Após um primeiro tempo que terminou empatado e com a torcida vaiando o time, a equipe coral engrenou, fez quatro gols e goleou a Coruja por 5 a 1 em seu último jogo como mandante na primeira fase do Pernambucano.
Com o resultado, o Tricolor do Arruda chegou aos 16 pontos e segue à caça do Retrô em busca da vaga direta para a Série D na primeira fase. Contudo, a Cobra Coral garantiu a quarta colocação do Estadual com a vitória e garantiu o mando de campo nas quartas de final do Pernambucano.
O jogo – Santa Cruz x Afogados
Precisando da vitória para seguir em sua caça ao Retrô pela vaga na Série D 2025, o Santa Cruz buscou comandar as ações nos primeiros minutos da partida diante do Afogados da Ingazeira. Sem o meia Matheus Melo, lesionado, o Tricolor do Arruda pecava nos passes para vencer a defesa da Coruja e colocar seus atacantes em condição de incomodar o goleiro sertanejo.
A resposta para os problemas corais pareceu surgir aos 20 minutos. Em cobrança de escanteio, Caio Mello colocou a bola na cabeça de Paulo César. O zagueiro coral subiu mais que a defesa do Afogados e testou firme para abrir o placar e dar um pouco de alívio à torcida tricolor.
Contudo, o que poderia ser um fim de primeiro tempo tranquilo logo virou apreensão. Cinco minutos após abrir o placar o Santa Cruz sofreu o empate em pane da sua defesa. Rodrigo recebeu lançamento da defesa nas costas de Paulo César e avançou. O goleiro William Assmann saiu mal e o centroavante da Coruja só teve o trabalho de acertar a meta para fazer o primeiro do Afogados.
Após o empate, o clima de insatisfação tomou conta do Arruda. Com vaias para o goleiro William Assmann e para o zagueiro Paulo César sempre que tocavam na bola, o time coral buscou fazer o segundo na base do abafa, porém a afobação atrapalhou a articulação e as escolhas de finalização.
A volta do intervalo trouxe um Santa Cruz com o senso de urgência que a partida pedia. Assim, o Tricolor passou a pressionar o Afogados no seu próprio campo e criar volume de jogo. Dessa forma, a Cobra Coral voltou a ficar em vantagem logo aos oito minutos. João Diogo cobrou escanteio e Pedro Bortoluzo subiu mais que a defesa da Coruja. A bola ainda resvalou no zagueiro Artur Potiguar e morreu nas redes.
E a reação coral continuou sem dar espaços para o time sertanejo respirar. Aos 10, Thiaguinho recebeu bola pela esquerda, avançou e cruzou para o meio da área, onde encontrou João Diogo. O camisa 7 chegou de surpresa e testou forte para ampliar o placar para a Cobra Coral.
Mesmo em vantagem, o Santa Cruz seguiu pressionando e ainda marcou mais duas vezes na reta final da partida. Aos 35, João Diogo desceu pela direita e fez um belo cruzamento para João Pedro, que chegou fechando no meio da área para marcar o quarto.
A goleada foi definida aos 45, com o centroavante Gilvan. Após cruzamento pela esquerda de Juan Tavares, Gilvan venceu o defensor no corpo e completou para marcar o quinto e derradeiro gol da vitória coral.
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo já no final de semana para a última rodada da primeira fase do Estadual. Assim, no sábado, às 16h30, o Santa Cruz visita o Central, em Caruaru. No mesmo dia e horário, o Afogados visita o Maguary no Arturzão, em jogo que vale a última vaga no mata-mata do Estadual.
Ficha do jogo
Santa Cruz 5
William Assmann; Toty, Paulo César, Rafael Pereira (Ítalo Melo) e Juan Tavares; Lucas Siqueira, Caio Mello (Henrique Lordelo) e João Pedro; João Diogo, Thiaguinho (João Victor) e Pedro Bortoluzo (Gilvan). Técnico: Itamar Schülle.
Afogados da Ingazeira 1
Danilo Dantas; Felipe Pacajus, Artur Potiguar, Héverton (Ítalo) e Danilo Bala (Jardeu); Weslley, Jordan, Alemão e Fernandinho; Palominha e Rodrigo. Técnico: Pedro Manta.
Local: Estádio do Arruda
Árbitro: Anderson Luís Marques
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Fernando Antônio da Silva Júnior
Gols: Paulo César aos 20/1ºT (Santa Cruz), Rodrigo aos 25/1ºT (Afogados), Pedro Bortoluzo aos 8/2ºT, João Diogo aos 10/2ºT, João Pedro aos 35/2ºT e Gilvan aos 45/2ºT (Santa Cruz)
Cartões amarelos: Pedro Bortoluzo, João Diogo (Santa Cruz); Alemão, Jordan (Afogados da Ingazeira)
Público: 14.235 torcedores
Renda: R$ 223.040,00
Comments